sexta-feira, 20 de março de 2009

CULPA DA IMPRENSA

O Londrina já está com as malas prontas para a segunda divisão do futebol do Paraná em 2010 e o presidente do clube, Peter Silva, já encontrou os culpados pela vergonhosa e fracassada campanha do time no Estadual de 2009: a imprensa. Isso mesmo, torcedor, os jornalistas e radialistas da cidade! Claro, repórteres e comentaristas indicaram e contrataram péssimos jogadores e contribuíram decisivamente para a pífia campanha no campeonato. É isso que dá a administração transparente e democrática do seu Peter Silva: abre o clube para a participação de todos e ainda o culpam pelo desastre da equipe. Pobre Peter, que sempre teve uma gestão clara!
Bem, se isso tivesse ocorrido seria hilário, não é mesmo. O fato, porém, é que o cartola-mor do LEC parece que nunca percebeu a limitação da equipe montada por ele. Agora, atira contra a imprensa. Pior do que criticar são as supostas ameaças de agressões veladas a jornalistas que acompanham o time ou que o criticam. Típico de ditadores. As recentes declarações do dirigente apenas tentam esconder a péssima gestão. Ele ainda afirma que a imprensa o tenta derrubar para forçar a entrada de gestores no clube? Que piada. Se ele tivesse sido sempre transparente, explicasse tim-tim por tim-tim o real motivo da saída do empresário Adir Leme e detalhasse as ações trabalhistas quitadas, tivesse humildade para aceitar colaboração de empresários da cidade que se dispuseram a ajudar o Londrina e sequer tiveram resposta, daria para compreender.
Dirigente e político quando têm o poder nas mãos são assim mesmo: não aceitam sugestões, não enxergam os erros e sempre têm a quem culpar pelos fracassos. É hora do Conselho Deliberativo do LEC acordar, se é que tem alguém realmente disposto a se mexer e mudar a estrutura administrativa do clube. O que não dá é um dirigente mandar sozinho no clube e, depois, não assumir os próprios erros. Ah, o que diriam o Jaci Scaff, que por anos bancou com o próprio bolso do Londrina, e o saudoso Murilo Zamboni, um defensor ferrenho do Tubarão, ao ouvirem tais afirmações e verem o time de coração sucumbir pela segunda vez na história caindo para Segundona do Paraná (isso em apenas uma década)?
A agonia da torcida londrinense só termina na próxima quarta-feira, dia 25, quando o Tubarão recebe o Coritiba - por coincidência o algoz que derrotou o LEC e o jogou para a Segundona em 1999. Até lá, vale secar os concorrentes ao rebaixamento e rezar muito - mas muito mesmo - para que esse pesadelo termine o quanto antes. E se o clube não cair vale até fazer um filme remake: O milagre da Avenida Jorge Casoni.