segunda-feira, 23 de maio de 2011

O BOM RETORNO DO TUBARÃO

       O novo Londrina, nascido da parceria com a SM Sports, deu mostras na estreia na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense que pode reconquistar o desconfiado torcedor do Tubarão. Nem tanto pelo fácil 3 a 0 sobre o frágil São José, muito mais pela boa qualidade mostrada por uma série de jogadores. Mesmo ainda sem entrosamento, o meio-campo montado pelo técnico Claudio Tencatti trouxe jogadores de boa qualidade técnica. Os experientes Silvinho e Ricardinho, o jovem volante Silvio - o destaque nesta partida pela rapidez, senso de cobertura e de desarme - mais o meia Bruno - fez um golaço de falta - dão esperança de que a torcida poderá assistir belas atuações do time. No ataque, Warlley e Arthur combinaram experiência e juventude/rapidez para vencer a zaga adversária. Se Arthur não fez gol, foi por uma jogada individual dele que saiu a falta quase ao final da primeira etapa na entrada da área que resultou em gol de Bruno. O atacante ainda cruzou a bola para o segundo gol, marcado por Warlley. Bem e o que falar então do ex-atacante do Roma? Foi ele o grande destaque do time. Quem subestimar a sua estatura - 1,66 metro - irá se dar mal. Pois o baixinho, além das rápidas jogadas pela direita no primeiro tempo, marcou dois gols de cabeça! E isto após perder um pênalti no início da etapa final quando o placar apontava 1 a 0. Na defesa, o goleiro Danilo ainda não estreou pois o São José inexistiu no ataque. Aliás, o time do Sul do Estado só segurou o zero a zero enquanto teve fôlego e o Londrina marcava à distância a saída de bola. A dupla de zaga também não teve tanto trabalho também, mas foi bom ver que o zagueiro Elson faz alguns lançamentos combinados para explorar a velocidade de Arthur. Os laterais ainda precisam evoluir. Num jogo em que o adversário jogava recuado, era vital o avanço dos laterais. Airton teve espaço à vontade, porém falhou no passe final. É preciso corrigir esta deficiência. Wendel foi pouco explorado na primeira etapa, porém melhorou no tempo final. Enfim, se não foi um futebol primoroso de encher os olhos do faminto torcedor do Londrina por futebol - e quem hoje no Brasil joga bonito constantemente? -, o Tubarão fez um retorno auspicioso. Vai subir? Bem, ainda é cedo para arriscar, mas deixou na torcida a esperança de que 2011 vai apagar os últimos anos de vergonha e amargura proporcionados por cartolas e parceiros/forasteiros incompetentes. Vamos pra cima Tubarão!


                                               A TORCIDA


     A torcida foi outro destaque deste domingo no Estádio do Café. Muitos criticam o torcedor do Tubarão, mas como manter-se fiel com a série de decepções e interrupções de projetos? Pois é, os mil e poucos torcedores de outrora se transformaram em cinco mil na estreia do LEC. Mesmo sem movimentação no placar em 40 minutos da primeira etapa, o torcedor teve paciência e não vaiou o time. A torcida Falange Azul também fez o seu papel incentivando o time o tempo todo. E quando Bruno fez o gol de falta, a torcida pôde soltar o grito de gol que estava por longo tempo preso na garganta. E se a equipe continuar evoluindo, o Estádio do Café pode se preparar para receber mais torcedores.


                                         O PARCEIRO


       Só há um porém neste retorno do LEC: algumas medidas adotadas pelo empresário Sergio Malucelli, dono da SM. Primeiro foi aquela censura aos jornalistas do Jornal de Londrina por não concordar com um ponto de vista do editor do jornal numa coluna. Menos mal que voltou atrás e permitiu que o JL frequentasse o centro de treinamentos. Também não pega bem o excesso de blindagem de jogadores e técnico, que só deu entrevistas quase ao final da semana passada. Outra questão é o tom irônico em algumas entrevistas de Malucelli. Numa delas ao ser perguntado sobre expectativa de torcida para a estreia chegou a dizer que esperava venda dos 9 mil ingressos permitidos pela Federação Paranaense de Futebol. Alertado que poderia ser perto de 3 mil pessoas, disse que a imprensa local afirmara que o londrinense gostava de futebol, então, a sua expectativa era de muito mais. Acredito que 5 mil para a estreia foi muito acima de qualquer expectativa. Se compararmos com o Brasileirão da Série A, por exemplo, o Palmeiras levou 13 pagantes em seu jogo contra o Botafogo. Então, é preciso mais respeito do parceiro do Tubarão à torcida e à imprensa. Afinal, se todos trabalharem na mesma direção, o Londrina vai atingir o objetivo de voltar à Primeira Divisão e recuperar o seu lugar no futebol do Paraná.