sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FENÔMENO APRONTA


É parece que os corintianos vão esperar uma eternidade para ver o Ronaldo estrear com a camisa do Timão. O rechonchudo atacante ainda está anos luz do bom preparo físico e, não bastasse isso, ele ainda apronta fora de campo. Como ocorreu agora em Presidente Prudente-SP onde o Corinthians jogou contra o Noroeste na última quarta-feira. O Fenômeno saiu da concentração e não retornou no horário combinado. Os cartolas do Timão já anunciaram uma multa ao jogador que deverá pagar com bom gosto. Afinal, com o que já amealhou uma fortuna na carreira uma multinha do Corinthians é quase nada. O técnico Mano Menezes já adiou a estreia do atacante. Nem mesmo o provável 8 de março no clássico contra o Palmeiras está confirmado.

Resta saber se Ronaldo quer mesmo retornar ao futebol ou continuar com sua vidinha de rico desfrutando dos prazeres que o dinheiro pode comprar.

BLITZ SERÁ NO CAFÉ

Corrigindo informação dada ontem neste blog, o jogo do Londrina diante do Iguaçu amanhã à noite (20h30) será no Estádio do Café. Mais uma vez o Peter Silva, presidente do LEC, tentou em vão levar o jogo para o VGD e não conseguiu. Pelo jeito, vai passar o Estadual tentando mudar de estádio e não vai conseguir.
Independente do local, o importante é o torcedor apoiar o time na estréia do técnico Itamar Bernardes e torcer para que sua blitz desperte este apático elenco. Se com toda empolgação do Itamar o time não funcionar, o jeito é a torcida acender vela e rezar para que o Londrina não dê vexame e caia para a segunda divisão do Paraná.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BLITZ NELES, TUBARÃO!



E a blitz está de volta. Não, não é a banda carioca de rock dos anos 80. É Itamar Bernardes que assumiu o comando técnico do Londrina nesta quinta-feira à tarde. O treinador que já passou pelo LEC em 2005 ficou conhecido pela "famosa" tática blitz do Itamar que consistia em marcar o adversário sob pressão. Vamos ver se com a pouca qualidade técnica, queda na preparação física e um pouco mais de tesão em jogar futebol deste elenco de 2009 vão abraçar a gritaria do Itamar.






Pelo menos a diretoria do Tubarão contratou alguém com força para levantar o moral dos jogadores. Não se admite um time que venceu Paraná e Foz do Iguaçu com um razoável futebol tenha desaprendido tanto algumas rodadas depois. Só mesmo um técnico motivador pode mudar o atual panorama do elenco. A mudança de comando - de Mauro Madureira para Itamar Bernardes - é da água para o vinagre. Madureira era quase uma esfinge no banco alviceleste. Itamar, aguardem os jogadores, vai botar lenha na beira do campo.






Quem sabe, este time só funcione mesmo na base da "porrada", no bom sentido claro. É esperar para ver o jogo contra o Iguaçu que subiu muito de produção no Paranaense. Um ponto a favor deve ser a confirmação da partida para o velho e central estádio VGD. Mas não se iludam os jogadores: com o torcedor no cangote, qualquer vacilo e corpo mole será cobrado ali mesmo pertinho do alambrado do VGD. Então, Itamar Bernardes, blitz neles! Só assim o Londrina deixará de ser um "cordeirinho" em casa - onde ainda não venceu - e se transformará no voraz Tubarão de seu apelido!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

FIASCO ANUNCIADO

E o Londrina levou nova "sova" no Campeonato Paranaense. O Tubarão perdeu de 3 a 0 para o Iraty, ontem à tarde, em Irati, e começa a ver sua classificação à próxima fase se complicar. A derrota, em si, não foi novidade. A falta de qualidade técnica do elenco é gritante. O Silvinho está brincando de jogar futebol. Se está fora de forma até agora e ainda aceita entrar em campo e nada jogar, ele compromete cada vez mais sua imagem junto ao torcedor. Desde o início do Estadual dava pra notar que o meia não teria condições de ser um líder para o restante do elenco.

E de nada adiantou demitir o Mauro Madureira. O Adalberto, com pouca experiência, também fará muito pouco. Se a diretoria, na verdade o isolado Peter Silva, quiser alguma coisa no Paranaense deve urgentemente contratar um bom meia e um atacante com apetite de gols. Quanto mais demorar para buscar solução fora do atual grupo de jogadores, pior será. O que não pode é o time ser eliminado precocemente do Estadual e ficar meses parado até o início da Série D do Brasileiro. Se assim o fizer, o torcedor pode preparar o coração para novos sofrimentos no segundo semestre.

VALEU SALGUEIRO!


Ufa, finalmente, o Salgueiro é campeão do Carnaval do Rio. Depois dos belos sambas e dos desfiles das décadas de 60 e 70 e do título de 1993 (Explode Coração, que virou hino das torcidas de futebol), a comunidade salgueirense pôde enfim soltar o grito de é campeão! Título merecidíssimo, diga-se de passagem. Claro que escrevo, reconheço, como torcedor do Salgueiro. Porém, é bom ressaltar que a Vermelho e Branco fez um desfile impecável. Sob a batuta de mestre Marcão, a bateria do Salgueiro deu um show na noite de segunda-feira. O enredo enxuto e simples - Tambor - comandado com maestria pelo carnavalesco Renato Laje se encaixou perfeitamente no espírito salgueirense. E, claro, Quinho com seu tradicional molho puxou como nunca o samba enredo de 2009. E todo mundo foi pro tambor da Academia curtir o merecido título do carnaval deste ano. Então, salve o mestre do Salgueiro!

Um adendo: o quarto lugar para a Vila Isabel foi injusto. A escola de Martinho da Vila também arrasou nos carros alegóricos e na comissão de frente.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

FUTEBOL ATRAVESSANDO O SAMBA



O samba sempre se fez presente nos estádios de futebol. No Rio, por exemplo, os sambas enredo de sucesso das escolas de samba são entoados pela torcida no Maracanã. O chato é ver torcida de futebol levando para a apuração do resultado do desfile das escolas de samba o estúpida rivalidade dos estádios. É o que a Gaviões da Fiel e a Mancha Verde têm feito no Carnaval paulista. A despeito de ter sido injustamente chamada de túmulo do samba, São Paulo dá mostras de ter um carnaval cada vez melhor tanto em luxo como em organização. Razão maior para banir atos insanos. Menos mal que a Mancha Verde não esteve nesta terça-feira no sambódromo paulista, senão a guerra do futebol mancharia o samba paulistano.


Ainda bem que os jurados foram isentos e premiaram o belo desfile da Mocidade Alegre. A escola deu um show de arrepiar. Em especial, a sua bateria. Foi lindo ver a batida contagiante entremeado com muita ginga dos componentes. Eles enlouqueceram o público com coreografias sem comprometer o andamento do samba e da escola. Um prêmio justo e merecido.


Voltando à Gaviões, que tem 39 anos no samba, espera-se que seus componentes saibam diferenciar futebol do carnaval e acabem com esses gritos de guerra a cada nota baixa pelos jurados.

MADUREIRA CHOROU


É Madureira chorou e não foi o bairro carioca que abriga a papão de títulos do Carnaval carioca, a grande Portela. Quem chorou de vez foi o Mauro Madureira, técnico do Londrina, que perdeu o cargo após mais um tropeço em casa - e que tropeço, hein! -no Campeonato Paranaense 2009. Também pudera, sob a batuta de Madureira o Tubarão virou um gatinho no Estádio do Café. É um verdadeiro gentleman aos adversários que aqui vêm jogar. Foram quatro jogos e nenhuma vitória nos seus domínios. Cianorte e o Nacional ganharam como quiseram. O time de Rolândia fez pior - dependendo da ótica de quem analisa, né (para os rolandenses foi o melhor) - e meteram 3 a 0 num perdido e sem poder ofensivo Londrina. Rio Branco e Cascavel empataram no Café, mas ficaram pert0 de sentir o gostinho da vitória.

Os dirigentes do LEC optaram pela saída mais econômica: dispensaram o treinador porque seria difícil mandar um time todo embora e contratar novos jogadores. Sabe-se que o clube não tem dinheiro e, portanto, continuará com este time medíocre. Em que pese ter conseguido três vitórias fora de casa (Paranavaí, Paraná e Foz do Iguaçu), o time nunca conseguiu agradar efetivamente em campo. Também não adianta improvisar com o auxiliar técnico Adalberto. Tapa-buraco dificilmente dá certo. O clube, que deveria estar preparando um bom time para disputar a Série D do Brasileiro e já ter um treinador em condições de observar futuros reforços, vai cometendo a mesma série de erros da gestão Peter Silva.

Assim, o torcedor terá de torcer e rezar muito para que o time se recuperar nesta quarta à tarde diante do Iraty, fora de casa, para não ver a classificação à fase final se complicar. Quem sabe os jogadores que pediram mais um voto de confiança ao Madureira não mostrem que estavam certos em intervir pela permanência do técnico. Caso contrário, tem mais gente que vai chorar no Londrina nesta Quarta-Feira de Cinzas.